Quer se tornar um talento do mês? Basta responder o formulário.
Para compor a terceira edição do Jornal IDB 2023, a professora do Instituto Dom Barreto, Marcileia, apresenta à escola o seu talento virtual: verso livre como pseudônimo @haiasaer .
Marcileia Ribeiro trabalha na escola nos turnos manhã e tarde. Nas turmas de 8º Ano com a disciplina de Literatura e nas turmas de 9º Ano com a disciplina de Leitura.
Em entrevista ela fala um pouco sobre o perfil no "Instagram": @haiasaer : "Criei o perfil da Haia com o objetivo de construir um espaço onde eu “guardaria” meus textos. O perfil iniciou com postagens de textos, o foco eram os textos (poemas, pequenas crônicas). Depois, diante da necessidade de para cada texto ter uma imagem específica eu comecei a refletir sobre como essas imagens seriam, como essas fotografias seriam capturadas. Foi a partir disso que surgiu a ideia de criar minhas próprias imagens - as colagens. Já a criação das colagens começou em 2020, no meio da pandemia e da necessidade de se reinventar durante um momento tão difícil.
Ela começou a postar esse tipo de verso porque se identifica com tudo aquilo que é criado para a liberdade. Acredita na força potencializadora de uma escrita livre, que foge do convencional e que quebra alguns esteriótipos.
"Sempre que sinto a necessidade de mostrar a mim mesma o que estou sentindo naquele momento. Criar contribui para uma espécie de “organização”no mundo", disse a professora.
Escrito por Arthur Waquim
Para compor a segunda edição do Jornal IDB 2023, o professor do Instituto Dom Barreto, João Carlos Borges, apresenta à escola o seu talento: cantar.
O professor do IDB, João Carlos Borges dá aulas para as séries: 7° Ano (Manhã, turmas A a D), 1ª série do Ensino Médio (Turmas A a G) e 3ª série do Ensino Médio (MMV). Ele é Historiador, Especialista em História da África e Ensino de História e Mestre em História do Brasil. O talento dele: cantar.
Ele nos contou que começou a cantar publicamente em 2014, na Igreja Católica. Mas a relação dele com a música começou ainda na infância, como integrante de bandas marciais. Em entrevista, ele nos disse: "Sempre gostei muito de música. Mas, especificamente na ocasião em que comecei a cantar na Igreja, foi um fato triste que me motivou. Fui convidado para cantar numa missa, em homenagem a uma grande professora e amiga que havia partido. Daí em diante, passei a compor o ministério de música da minha paróquia, em Luís Correia".
Atualmente, além de eventos relacionados a Igrejas, ele tem cantado em restaurantes, eventos corporativos e festas privadas, em Parnaíba e região.
Escrito por Arthur Waquim
Para começar o ano de 2023, o professor do 6° Ano Manhã do IDB, Carlos Daniel, apresenta ao "Talentos do Mês", seu talento, escrever poesias.
O professor do Instituto Dom Barreto, desde 2020, na disciplina de Leitura e Produção de textos, Carlos Daniel, expressa a arte por meio de poesias.
"Eu costumo dizer que não comecei a escrever poesia, a poesia escolheu ser escrita e me usa como instrumento. Em outras palavras, sempre gostei de escrever, mas até pouco tempo eu não dava um nome específico para isso, apenas escrevia. E sempre tentei melhorar, mas foi na graduação que eu consegui suporte para isso, quando finalmente encontrei os grandes autores que me inspiraram".
Ele ainda cita que: "É através da poesia que eu consigo dizer as coisas que sempre quis, sentir o que nunca pude e viver uma experiência nova a cada novo texto produzido. Uma autora que gosto muito disse algo mais ou menos assim; "a poesia é tudo aquilo que a alma sente e a caneta pode escrever". Isso descreve o que eu sinto".
Escrito por Mariana Mota
Copyright © 2023 Instituto Dom Barreto. Todos os direitos reservados.
www.jornalidb.com.br - Site Oficial do Jornal IDB
@jornalidb