Parede de casa desaba e atinge poste de energia no Centro de Teresina
Instituto Dom Barreto fica sem energia e aulas do dia 19/04 são suspensas pela manhã.
Instituto Dom Barreto fica sem energia e aulas do dia 19/04 são suspensas pela manhã.
Uma das paredes de uma casa desabou no Centro de Teresina e atingiu um poste de energia elétrica, durante a madrugada do dia 19/04. O imóvel fica localizado no cruzamento das ruas Freitas e 24 de Janeiro, e estava abandonado. O fato ocorreu por volta das 4h da manhã.
Parte da estrutura da casa caiu sobre a rua 24 de Janeiro, e interrompeu o trânsito no local com sentido à Avenida Campos Sales.
O prédio abrigava a antiga Casa do Estudante. Depois, passou a funcionar o Centro de Carteiras de Estudantes Piauienses (CCEP), e estava abandonado há mais de 15 anos. Atualmente, a Casa do Estudante do Piauí funciona na rua Rui Barbosa, também no Centro.
O Instituto Dom Barreto também foi atingido pela falta de energia. Alunos do turno da manhã da escola ficaram sem aula no dia. A região ficou sem energia até por volta de 8h da manhã. No app "Família IDB", foi postado um comunicado oficial: "A energia elétrica na escola já está restabelecida. No entanto, devido ao horário e sabendo que alguns alunos já vieram à escola e tiveram que retornar às suas casas, manteremos as aulas do turno da manhã suspensas, retornando nesta quinta-feira, dia 20/4. As atividades de segunda chamada para os alunos do turno tarde, que seriam aplicadas hoje pela manhã, serão marcadas para uma nova data a ser posteriormente informada".
Escrito por Arthur Waquim
Em mais um acontecimento relacionado ao ENEM 2022 no IDB, trazemos ao Jornal IDB uma aluna da Escola Madre Maria Villac, da Casa Dom Barreto. Letícia Taywanne Cardoso tem 19 anos de idade e alcançou o primeiro lugar em pedagogia na UESPI (Universidade Estadual do Piauí). A jovem piauiense tem um cronograma de estudos com pessoas que já moraram na casa, pela manhã, e a tarde vai à escola. Ela alcançou nota 640.
A estudante foi supreendida com a aprovação.
Imagens: Letícia Taywanne
"Pela manhã a gente tem um cronograma de estudos na Casa Dom Barreto, a tarde eu vou pro Villac assistir aula e de noite eu faço as minhas tarefas de casa. Eu me sinto realizada porque é uma coisa que eu já almejava desde pequena"
Entrevista com Letícia Taywanne sobre o ENEM - Exclusiva do Jornal IDB
Imagens: Letícia Taywanne
Em entrevista com o Jornal IDB, Letícia informou que: "Gosto muito da área da educação, por isso fiquei muito feliz quando soube o resultado. Valeu a pena não ter desistido, não ter parado. O que me resume agora é a gratidão e realização. Quando eu acordo, eu sempre faço minha primeira hora de oração. Depois a coordenadora me chamou e disse que queria saber meu resultado. Aí eu nem tinha me tocado que era dia de sair o resultado do SISU. Aí eu abri o SISU e vi pedagogia primeiro lugar, mas eu não sabia como reagir. O primeiro momento foi tentando processar aquela informação sobre a prova. Foi tipo: "Oxe" eu passei, e agora? Durante o dia foi que eu fui me alegrando mais".
Escrito por Arthur Waquim
O ENEM 2022, trouxe diversos acontecimentos ao IDB. Um deles foi que uma aluna conseguiu alcançar a nota máxima no Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM). Ana Carolina Angelim Damasceno, de 20 anos, conseguiu nota 1000 na redação do Enem em resultado divulgado na quinta-feira (9/02). A jovem que pretende fazer Medicina, se afastou das redes sociais e estudou 12 horas por dia, pelo menos cinco vezes na semana, para fazer a prova do Enem 2022.
A aluna do Instituto Dom Barreto fez pela quarta vez a prova do Enem com o objetivo de conseguir cursar Medicina. Desta vez, ela disse que foi surpreendida com nota mil do Enem.
Imagens: cidadeverde.com
"Eu gostava muito de planejar meus estudos, então eu sempre procurava, com ajuda de monitores, fazer meu horário para estudos da semana. Sempre praticando as coisas que já sabia, pra não esquecer as coisas importantes e deixava tempo pras coisas que eu precisava melhorar"
Entrevista da Aluna nota mil no ENEM - Exclusiva do Jornal IDB
Imagens: cidadeverde.com
O tema da prova foi "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Ela disse que não ficou surpresa com o tema, pois já havia trabalhado anteriormente o assunto. "Eu gostei muito do tema, trabalhamos sobre povos tradicionais e eu achei um bom tema, fácil de escrever e de ser trabalhado", destacou. Em entrevista com o Jornal IDB, Ana Carolina informou que: "De manhã assistia aula e de tarde ficava sozinha nas cabines da escola. Me sinto aliviada, pois tirei um peso das costas porque passei muito tempo tentando passar no ENEM, eu já estava no terceiro ano do pré e é muito gratificante ver que todo esse esforço valeu a pena. Fico feliz por representar o nosso estado. Eu não esperava tirar essa nota. Sinceramente, é muito difícil. Tem toda uma questão de saber quais corretores vão pegar a minha redação, e os dois tem que dar a mesma nota. Eu gostei, quando eu terminei a prova eu não imaginava que ia ser tão bom assim. Eu não tava acreditando, porque na hora que eu acordei eu já entrei no site do INEP e vi a nota e achei que estava sonhando. Já fui contar pra todo mundo".
Escrito por Arthur Waquim
O momento de voltar às aulas, para alguns, é o melhor momento do ano. É onde os alunos são consumidos por animação, já que é a época em que compramos materiais escolares como canetas e lápis. Porém, outros não ficam tão animados pois é o momento em que chega ao fim, as tão amadas férias.
Esse é um momento onde as crianças e adolescentes estão animadas para reencontrar seus colegas e conhecer sua nova turma. Um momento de fazer novas amizades e conhecer seus novos professores que irão estar com você durante um longo ano.
A professora do 7° Ano na disciplina de Leitura e Produção de texto do IDB (Há 11 anos), Tatiana Resende, acha que: "De modo geral, nesse ano, a volta às aulas foi bem mais tranquila, até porque os alunos que estão estudando no Instituto Dom Barreto em 2023, já passaram por um ano de aulas presenciais pós pandemia, então a insegurança de estar com eles nas aulas, é até menor. Eu não estaria nessa "casa" que é o IDB, se eu não gostasse. Já estive trabalhando em outras escolas, mas hoje prefiro trabalhar aqui mesmo. Temos um trabalho bastante diferenciado em relação a coordenação, e a própria ideologia que a escola espera, que caminha muito com o que eu penso, então aqui eu realmente me sinto em casa. Então não tenho interesse em trabalhar em outro ambiente".
Houve uma alteração nas datas de início das aulas de algumas séries, que foram devidamente corrigidas em virtude da necessidade de ajuste nos horários dos professores que dão aulas em ambos níveis de ensino.
A volta ás aulas no Instituto Dom Barreto começou no dia 17 para a maioria das séries. Confira a baixo as datas de início das aulas no IDB.
17 de janeiro (4°, 5°, 6° e 7° Anos)
18 de janeiro (1°, 2°, 3°, 8° Anos e, 1EM, 2EM, 3EM)
O Jornal IDB fez uma publicação explicando a alteração da data do início das aulas no 6° e 7° Anos. Na publicação:
"Comunicado: As aulas do 6º e 7º Anos terão início dia 17 de janeiro (terça-feira) e não no dia 16 de janeiro (segunda-feira), como havia sido comunicado através das listas de material".
Foi publicado, no perfil do Instagram do Instituto Dom Barreto (@institutodombarreto_oficial) informações sobre este momento. Na legenda:
"Saudamos as famílias na abertura do ano letivo 2023 desejando que todas as expectativas de aprendizagem e convivência escolar sejam plenamente satisfeitas para todos, pois o início das aulas é um momento que exige grande atenção por parte dos envolvidos nas propostas e atividades pedagógicas da escola: alunos, professores, pais e responsáveis.
Desejamos boas-vindas a todos!
Paz e Bem!"
Circular sobre volta ás aulas - IDB
Postagem de Comunicado - Jornal IDB (Instagram)
Postagem de Volta às Aulas do IDB Centro (Instagram)
Escrito por Mariana Mota
Copyright © 2023 Instituto Dom Barreto. Todos os direitos reservados.
www.jornalidb.com.br - Site Oficial do Jornal IDB
@jornalidb