No tópico "Saúde no AdoleSer", traremos dicas para manter seu corpo saudável e com uma boa postura. É uma subpágina do tema "Saúde". Esse tópico foi criado pela colaboradora Maria Cecilia.
No tópico "Saúde no AdoleSer", traremos dicas para manter seu corpo saudável e com uma boa postura. É uma subpágina do tema "Saúde". Esse tópico foi criado pela colaboradora Maria Cecilia.
Acne na adolescência
Nessa edição do Jornal IDB, vamos nos aprofundar sobre um assunto que é muito comum na adolescência, a Acne. Para isso, trazemos uma entrevista com a médica Dermatologista, ex- aluna do IDB, e patrocinadora do projeto, Dra. Luma Queiroz.
O que é Acne?
A acne (popularmente conhecida como espinha) é uma doença inflamatória crônica dos folículos pilossebáceos, em particular da face e tronco superior, que acomete especialmente os adolescentes. É caracterizada pela presença de comedões (cravos), pápulas eritematosas e pústulas (espinhas) e, mais raramente, por nódulos e cicatrizes.
Sua patogenia envolve 4 fatores básicos: aumento da produção de sebo, hiperqueratinização do ducto pilossebáceo, alterações da flora microbiana e produção de inflamação.
Porque a acne acomete adolescentes?
Cerca de 90% dos adolescentes, aos 16 anos, têm alguma forma de acne. É mais precoce e mais frequente no sexo feminino, onde o pico de incidência e severidade ocorre entre os 14 e 17 anos. No sexo masculino isto acontece um pouco mais tarde entre os 16 e 19 anos.
Os adolescentes são os mais acometidos por espinhas, pois nessa fase, o corpo passa por mudanças ocasionadas pelos hormônios sexuais, que estimulam as glândulas sebáceas a aumentarem de tamanho e a produzirem mais sebo, iniciando assim o quadro de acne nas pessoas mais propensas geneticamente.
Como evitar e o que fazer para melhorar a acne?
Para evitar as espinhas é importante que se crie desde cedo o hábito de cuidar da pele. O primeiro passo é fazer a higiene adequada, de preferência com sabonetes para rosto e com característica como a de controlar a oleosidade. Outro ponto importante na rotina de pele é utilizar o protetor solar, isso vai permitir proteção contra a radiação do sol, evita manchas na pele e ainda previne contra o câncer de pele no futuro.
Caso as espinhas sejam de grau mais intenso e inflamadas vale a pena ir ao médico dermatologista para que seja feita uma rotina de pele especifica para você, além de avaliar a necessidade de medicamentos orais.
Acne é doença e tem tratamento eficaz. Quando são quadros graves temos o medicamento chamado “roacutan”, o qual muita gente tem medo, mas não quando bem indicado e feito com acompanhamento médico é um tratamento totalmente seguro. Toda acne que incomode, deve ser tratada. Por ser uma condição que afeta a autoestima e muitas vezes as relações interpessoais.
Luma Queiroz - CRM PI 6290 RQE 4078 - Médica dermatologista
Escrito Por Maria Cecilia
Você sabia que existe um médico para cuidar dos adolescentes?
A adolescência é uma fase da vida que vem acompanhada de muitas mudanças físicas, emocionais e também repleta de muitas curiosidades, e para cuidar dessa fase tão mágica os adolescentes podem contar com o medico Hebiatra.
A Hebiatria é uma área da Medicina voltada para os cuidados do adolescente e apesar de não ser muito conhecida, ela já existe há algum tempo no Brasil. Uma curiosidade é que o nome dessa especialidade foi dado em homenagem a Hebe a “deusa grega da juventude”.
Jadi Pedrosa - Hebiatra
A Dra. Jadi Pedrosa (Hebiatra) em entrevista para o Jornal IDB explica que essa especialidade é uma área de atuação da Pediatria que tem como pacientes os indivíduos que se encontram na adolescência, abrangendo todas as suas necessidades de saúde física e emocional. A escolha pela área se deu pelo fato de adorar atender adolescentes, por achar uma fase da vida cheia de desenvolvimento, alegrias e desafios, o que lhe instiga a estudar e ofertar acolhimento para os adolescentes e suas famílias.
A consulta com o Hebiatra é feita em dois momentos: primeiro com a presença dos pais e em seguida apenas com o adolescente, o que lhe permite ter privacidade para falar sobre as suas dúvidas em relação ao adolescer.
Por ser uma fase de grandes mudanças físicas e para que haja o crescimento do corpo adolescente de forma adequada, a especialista chama a atenção para o cuidado com a alimentação, pois é necessário o consumo de uma quantidade diversa de nutrientes, ou seja, uma boa alimentação em qualidade e quantidade. Deve-se ter também atenção para a prática de atividades físicas, que traz benefícios para o crescimento, mobilidade, funcionamento dos órgãos, potencializa o desenvolvimento cerebral, além do que a prática dessa atividade traz benefícios a longo prazo, pois faz com que o adolescente se torne um adulto e um idoso com capacidade física adequada e satisfatória
Durante essa fase é comum à alteração no ciclo de amizades já que o adolescente vai se relacionar com o grupo que concorde com os seus pensamentos, ou seja, que se assemelhem a ele no pensar e agir, e com a mudança da visão sobre ele e sobre a percepção do mundo o grupo de amizades também pode mudar.
Os adolescentes também podem apresentar oscilações no humor, e algumas situações que são vivenciadas pelos adultos de forma tranquila, podem lhes gerar mais impacto, seja positivamente ou negativamente, isso é explicado por características próprias do cérebro do adolescente que causam intensidade nas emoções.
A Dra Jadi relata ainda ser muito importante o diálogo respeitoso entre os pais e/ou cuidadores com os seus adolescentes para uma comunicação adequada e uma boa convivência.
Escrito Por Maria Cecilia
Cuidados com a dengue
A dengue é uma doença transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypit. Durante os meses chuvosos a sua transmissão aumenta, pois o acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e mais casos da doenca. É muito importante não acumular água parada, pois a dengue pode se manifestar com sintomas leves e até mesmo levando á morte, como no caso da dengue hemorrágica.
Então se torna necessário a conscientização de todos para combater o mosquito transmissor da dengue. Em uma única semana Teresina registrou 298 casos confirmados da doença, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde- FMS. Fique atento aos sinais e sintomas da doença e siga as dicas para que possamos evitá-la! Todos nós somos responsáveis por essa ação! Vamos todos juntos combater o mosquito!
Escrito Por Maria Cecilia
Cuidado com a postura
Como está sua postura durante os estudos?
Manter uma postura correta é fundamental em todas as situações, principalmente quando permanecemos por muito tempo sentados no ambiente escolar e na realização das atividades de casa.
A postura incorreta pode causar problemas na coluna como escoliose além das dores que você pode sentir então fica a dica:
Procure deixar a coluna reta
Evite ficar muito tempo na mesma posição
Pratique atividade física
O assento deve estar em uma altura onde fiquemos com os braços apoiados na mesa ou no apoio da cadeira. É necessário também um apoio para os pés. Os estudantes devem estar sentados com as coxas paralelas ao solo e com os joelhos dobrados. A coluna deve permanecer reta, formando um ângulo de 90º. Essa postura é muito importante para que a pessoa sente sobre os ísquios, os ossos responsáveis pelo empilhamento da coluna vertebral.
Escrito Por Maria Cecilia
Copyright © 2023 Instituto Dom Barreto. Todos os direitos reservados.
www.jornalidb.com.br - Site Oficial do Jornal IDB
@jornalidb